Cristianismo puro e simples


Cristianismo Puro e Simples é umas das obras mais famosas do autor C.S. Lewis, conhecido por sua inesquecível saga As Crônicas de Nárnia, que ganhou adaptações para o cinema. Entretanto este livro não se trata de uma história fictícia e com personagens, e sim de lições de valor muito importantes, dadas por um homem extremamente inteligente.

O ENREDO
Todo o conteúdo do livro foi divulgado, originalmente, em programas de rádio, com a intenção de levar uma lição sobre o verdadeiro Cristianismo para um mundo que vivia em guerra. Em meados de 1942-1944 o foram publicados três volumes separados, destes programas de rádio, com pequenos acréscimos àquilo que o autor já havia dito. Posteriormente, os três volumes passaram a ser um só livro, sendo denominado Cristianismo Puro e Simples.

Como o próprio nome já diz, Lewis buscou explicar de forma simples e clara do que se trata o verdadeiro cristianismo, quem é Deus e que Jesus veio fazer nessa terra, e porque o filho de Deus tornou-se homem apenas para morrer por transgressores.

Primeiramente o livro traz uma explicação simples sobre o que seria a Lei Natural, que resumidamente trata-se de uma definição do que é ser uma pessoa com caráter, respeitar o próximo, não jogar lixo no chão, ajudar uma pessoa que precisa e etc. Apesar de simples, essa pequena explicação sobre a Lei Natural já expande um pouco a mente do leitor para o que há de vir.

Após essa explicação, o autor passa a aprofundar-se mais em lições morais sobre a vida, narrando de forma minuciosa e enchendo o leitor de exemplos, para tornar claro aquilo que está querendo dizer, aos poucos vai chegando onde realmente quer chegar. O que seria o Cristianismo? No que um cristão crê? Qual o objetivo do cristianismo?

MINHAS IMPRESSÕES
Percebe-se, com a leitura deste livro, que Lewis estudou profundamente antes de dizer cada palavra escrita. Ele diz que quando era ateu, buscou muitos motivos para desacreditar em Deus, e nessa busca, acabou por descobrir que o cristianismo é algo que, quando bem entendido, não pode ser argumentado.

Apaixonou-se pelos ensinamentos de Deus e quis levar Sua essência verdadeira para os ouvintes da rádio naquela época. Em certos capítulos, Lewis responde a alguns questionamentos de ouvintes e é muito legal ler uma resposta a um questionamento, como se houvesse uma interação de algum leitor com o autor.

Me surpreendi com a forma que o autor consegue explicar cada tópico, cada ideia, cada pensamento, ele traz exemplos práticos de quase tudo aquilo que ele mostra o que clareou muito minha mente com relação a muitas dúvidas.

Outra coisa que me surpreendeu foi a forma simples com que ele trouxe Pai, filho e Espirito Santo, como 3 “pessoas” em um só corpo, difícil de entender, mas com a leitura de Lewis foi muito compreensível.

Importante dizer que o livro não é voltado para cristãos, o próprio autor diz isso logo no começo da obra, mas traz ensinamentos cristãos, podendo ser mais interessante para um cristão. Entretanto, não impede aquele que não se diz cristão, a ler esta obra (de arte).





CITAÇÕES FAVORITAS

Não pensa que Deus nos amará mais por sermos bons, mas que Deus nos fará bons porque nos amou primeiro, do mesmo modo que o teto de uma estufa não atrai o sol por ser brilhante, mas brilha porque o sol irradia sobre ele. (pág. 85)

Devemos ser gratos a todas as pessoas que nos ajudaram, devemos honrá-las e amá-las. Mas nunca, nunca deposite toda a sua fé num ser humano, mesmo que seja a melhor e mais sábia pessoa do mundo. (páq. 252)

A principal crença cristã é que a morte de Cristo de algum modo acertou nossas contas com Deus e nos deu a possibilidade de começar de novo. (pág. 72)

Em quem buscaremos socorro, senão em alguém mais forte que do que nós? (pág. 79)

SOBRE A EDIÇÃO
Páginas amareladas, o tamanho das letras é consideravelmente bom em relação ao tamanho da pagina. Diagramação boa e sem erros. A edição que li é pequena, do tamanho de um palmo e cabe dentro da bolsa. Capa mole e possui o marcador de maginas. 

DADOS

C.S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples – Ano 2014 – 300 páginas – WMF Martin Fontes

ONDE COMPRAR


Escrito por: Jess

Comentários

back to top