Rosa como o bico do meu peito, Wélcio de Toledo


A realidade não é algo fácil de narrar. Talvez pela quantidade de peculiaridades e individualidades de cada ser que respira. É difícil compreender cada caminho que a sociedade pode trilhar e esse é um dos temas perceptíveis na obra de Wélcio de Toledo. Conhecendo o cotidiano de vários personagens nos seis contos do livro com cada um deles tendo seus pontos fortes, podemos descobrir e apreciar um pouco da literatura nacional.


Abordando o cotidiano, além de tudo, dentro de suas histórias, Wélcio conseguiu transferir os mais diversos sentimentos em todas as falas. Sejam eles a fúria de pessoas comuns que dedicam suas vidas para luta de direitos, sejam pessoas que já travam outra guerra, a contra os desejos irreprimíveis ou medos insuperáveis, todos os personagens têm a sua fortaleza e recebem sua devida atenção dentro das seis histórias.

Narrativas leves e transparentes, que podem até ser muito associadas ao cotidiano. Tudo isso narrado com uma escrita fluida e, muitas vezes, poéticas. Talvez esse seja o maior ponto positivo de 'Rosa como o bico do meu peito', o escritor soube transformar o comum em bonito e digno de apreciação.


MINHA OPINIÃO

'Rosa como o bico do meu peito' é um livro de contos escrito por Wélcio de Toledo, autor muito envolvido em causas sociais e de militância. Wélcio também é poeta e isso que me chamou mais atenção antes de ler seu livro, fiquei mais curiosa ainda para descobrir como ele escrevia em prosa.

A leitura foi surpreendente, o autor narra o cotidiano de forma esplendorosa e ao mesmo tempo real. Li o livro praticamente todo nas minhas viagens de ônibus e por vezes senti que a narrativa e os personagens poderiam estar bem ali do meu lado. As histórias sempre me davam o tempo certo, o tempo de parar e olhar ao redor para notar as pessoas que estavam comigo. 

Descrevem o livro como "não-panfletário" e é verdade, Wélcio não quis colocar uma moral ao final de cada conto, pois não era necessário, a história dava o seu recado por si só, comove e atiça a mente do leitor.

No mais, indico 'Rosa como o bico do meu peito' para pessoas que procuram narrativas breves e fluidas, mas que ao mesmo tempo conduzem à reflexão. É uma boa opção também para quem quer apoiar autores e editores nacionais!


DADOS

Título: Rosa como o bico do meu peito
Autor: Wélcio de Toledo
Editora: Penalux
Número de páginas: 116
Ano de publicação: 2017
Para comprar: (R$ 35,00 | LOJA PENALUX) | CLASSIFICAÇÃO: 





Comentários

  1. Oi
    Parece bacana mesmo o livro, sempre procuro leituras desse jeito. E essa parece ser uma boa para quando quero uma leitura rápida e que flua.
    Beijos <3
    Vitoria Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado, Vitória. Volte sempre!

      Excluir
  2. Oi oi querida!
    Eu até gostei do livro. Mas o título não me atraiu, acho que por se tratar de um conto, pode ter tirado a minha alegria. Eu gosto de ler alguns livros do gênero, mas esse não me chamou muita atenção.
    Porém, eu gostei da sua opinião sobre a obra e sua sinceridade.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  3. Livro interessante, sou apaixonada por contos, pois eles conseguem ser livros mais pessoais.
    Os assuntos que autor aborda também são bem reais, cotidianos, mostrando os sentimentos humanos num geral né?
    Me atraiu demais a leitura

    ResponderExcluir
  4. Amo contos! Já quero ler esse livro o mais rápido possível, logo de cara já fui atraído pela capa, foi bem trabalho e chamativo. Adorei sua resenha, você mostrou todos os pontos sem dar aquele famoso spoiler. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei essa resenha menina, eu já tive a oportunidade de ler e amei a obra do Wélcio, esse autor é fascinante e sempre me cativa, diante de tantos ensinamentos que ele nos passa na história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Lendo o título do livro achei que fosse algo mais cômico, mas me enganei, pelo visto. Não conhecia a obra ou o autor e gostei bastante da temática. Adorei a indicação.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu achei essa capa legal e a sua resenha ficou muito boa, eu não conhecia o livro, eu adoro livros de contos e por isso vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre o livro "Rosa como o bico do meu peito".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que interessante esse livro, não conhecia mas já achei que parece ser muito bom! É muito bom fazer uma leitura que te leva a refletir sobre algo!

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
  9. Achei o título peculiar e logo imaginei que se tratasse de um livro de poemas ou de contos. E não é que eu estava no caminho certo?
    Parece ser uma leitura interessante, com histórias reais e que, de alguma forma, podem acontecer com qualquer um de nós. Gostei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amo contos e amei o título do livro, ainda não tinha conhecimento dele. Mas irei procurar, pois fiquei muito interessada em ler
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de contos e esse livro tem contos muitos bons, o autor Wélcio de Toledo trouxe contos que vai agradar muitos os leitores, gostei muito da sua sugestão, livros bem fluidos e que trás reflexão faz bastante o meu gosto, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Antes eu não costumava ler contos, mas de uns tempos para cá comecei e amei.

    Adorei sua resenha e me despertou um interesse enorme em conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  13. oie! Eu estou voltado a mim apaixonar pela leitura, quando eu era mais nova adorava os livros aos poucos fui deixando de lado kkk mais essa historia despertou minha curiosidade, vou tirar um tempinho para ler ..

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Nunca ouvi falar nesse livro, mas me parece ser uma ótima leitura. Leituras que nos envolvem por completo são incriveis!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  15. Oiie, tudo bom?
    Amei a resenha e a capa do livro, me parece ser um livro bastante interessante e por isso vou ler, ótimo post ^^

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito do seu blog e das dicas e livros...Vou pesquisar. .
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro e o título me deixou super curiosa. Isso e o fato de ser um livro de contos feito por um poeta. Deve está incrível, ainda mais quando podemos ver tudo acontecendo ao nosso redor.
    Bjs Rose.

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu amo contos, e como pela sua resenha parece que o autor escreveu ótimas histórias, já fiquei curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito de livros de contos e esse parece ser bem bacana. O título é inusitado e chama atenção, ao vê-lo imaginei que fosse uma leitura que conduz à reflexão e pela sua resenha constatei que sim. Mais um autor nacional mostra seu talento.

    ResponderExcluir
  20. olá! Que capa linda, fiquei mega curiosa pela leitura do livro, pela sua resenha parece ser tão boa e fluida.. As fotos ficaram incríveis e com certeza vou ler esse livro <3 Obrigada pela dica!!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Noa gostei muito da capa, mas amei sua resenha e ela me deixou bastante intrigada!

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Linda resenha. Ainda não conhecia essa obra nem o autor. Parece ser um livro bem intenso pela capa e pela premissa, eu adoraria ler ele qualquer dia. Adoro leituras rápidas e fluídas, mas que tem algumas reflexões. Sua resenha me instigou a ler ele, obrigada pela indicação.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Que bom que essa leitura te surpreendeu tanto assim, confesso que ainda não conhecia o livro e não fiquei tão interessada para fazer essa leitura, pois senti que não vou simpatizar muito com ela, sabe? Muito legal que a obra tenha te surpreendido e que você a indique, mas não vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Nossa gostei de conhecer um pouco mais do livro, parece ser uma boa história.
    Seguindo https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas achei interessante a maneira como ele transforma o cotidiano em algo bonito, trazendo reflexões para o leitor.
    No entanto, vou passar a dica dessa vez, pois não faz muito meu estilo de leitura. Não gosto muito de contos e acho que teria dificuldade em me conectar com a leitura.
    De qualquer forma, fico feliz que a leitura tenha te surpreendido positivamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Gosto de contos e de narrativas fluidas. Com certeza uma ótima indicação!

    ResponderExcluir
  27. Adoro ler contos, especialmente os que relatam um pouco da vida cotidiana. E sendo autor nacional eu tenho ainda mais fascínio!

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  28. Primeiro, aprecio imenso recomendar um livro do seu país, é importante prezar a literatura nacional! Gostei do modo como descreve a narrativa do livro, em suma, através de detalhes pertinentes e com palavras impecáveis. Adorei como aborda uma temática efectiva, com as lutas que cada um trava. O autor, em prosa, parece cumprir o seu propósito, pois por cada conto você conseguiu integrar-se nesse mundo! Parabéns! Fiquei interessada em ler, gostei do título da obra!
    Gostei mesmo e segui o blog, ansiosa por mais conteúdo tão bem escrito!

    swacre

    ResponderExcluir
  29. Oi Haise!

    Tudo bem? Eu não conhecia o livro e de cara fiquei bastante curiosa com o título e a capa não deixou nada a desejar se comparado a ele. A edição parece ser bem linda.

    Não estou em um momento de contos, mas vou guardar a sua indicação. Adoro a literatura nacional e gostei de saber que a narrativa do cotidiano para você foi feita de maneira tão esplendorosa e, ainda assim, continuou sendo real.

    Beijinhos
    https://nastuaspaginas.blogspot.com.br/2018/02/resenha-crenshaw-fome-da-imaginacao-da.html

    ResponderExcluir
  30. Oie
    adorei saber que através dos contos temos militância e tudo mais, parece ser uma leitura muito válida, já chama atenção pelo titulo bem peculiar haha adorei a dica e espero poder ter oportunidade de ler em breve, que bom que gostou, boa dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Gosto de livros que conduzem à reflexão e gostei disso da história dar seu recado por si só, mas tenho problemas sérios com contos, e com os outros tipos de narrativas curtas também. Tenho muita dificuldade de me prender nesse tipo de leitura, por isso desta vez não me interessei.

    ResponderExcluir
  32. Adorei a forma como você escreve suas resenhas. De um jeito bem sutil e objetivo, amei de verdade.

    Confesso que não sou muito fã de livros de contos, mas você me atiçou a curiosidade, adoro os livros que me dão a sensação de o personagem estar do meu lado, contando a história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top