O Casamento, Victor Bonini


Um casamento deveria ter acontecido, entretanto, um assassinato ocorreu poucos minutos antes da grande cerimônia, surpreendendo a todos os convidados. Todos? Talvez não, talvez o assassino esteja entre eles. O livro começa com uma imagem linda de um convite de casamento, de Diana e Plinio, e o primeiro capítulo nos mostra a noiva descobrindo que o seu grande dia na verdade foi interrompido por um assassinato horrível.


Ao longo da narrativa, o autor vai nos apresentando os personagens de nossa trama, narrada em terceira pessoa.

A linha temporal dos primeiros capítulos é um pouco confusa, indo de “a semana do casamento” a “meses antes do casamento” e aos poucos vamos entendendo alguns personagens, e desconfiando de algumas atitudes deles.

“A noiva abriu um sorriso que deve ter convencido a todos, mas não a Lyra”

Conrado Bardelli, ou Lyra, é um investigador particular, que foi contratado por um dos personagens importantes na trama, Gurgel, um homem muito rico, com a intenção de investigar algumas ameaças por este sofridas.

Acontece que, por acaso (ou talvez não), Lyra é convidado pelos pais da noiva ao casamento, fora colecionador de carros antigos e a intenção da noiva seria chegar em um Mercedes antigo, que pertencia ao pai do noivo, e por ser também um antigo amigo de Diana, Lyra aceitou dirigir o Mercedes e levar a noiva à igreja.

O livro é dividido em três partes e toda a primeira parte gira em torno de desconfianças e investigações de Lyra, bem como, podemos duvidar de diversos personagens, sendo eles mesquinhos, agressivos, ou até mesmo alguém que poderia tomar alguma vantagem em cima do assassinato.

“Em momentos assim, muita gente percebe que é capaz de matar”

A segunda parte do livro trás as investigações de forma mais profunda, pois a linha temporal passa a transcorrer de forma mais constante, depois do assassinato.

Embora Lyra seja o personagem mais destacado do livro, temos muitos momentos em que a vida pessoal de Plinio (o noivo) é mostrada, sua família é apresentada como uma família tensa, desunida e estranha.

“- Você pode achar que ela vai ser boa para você, querido. Mas ela não vai”

Outro destaque também é a família de Gurgel, pois as ameaças sofridas por ele podem estar diretamente ligadas ao homicídio ocorrido na igreja, ou não.

A todo o momento, o livro traz novos fatos, novos motivos para suspeitarmos de alguém, de mais de uma pessoa, de uma pessoa só e assim por diante, e traz um resultado incrível no final!

Foto: Livros Que Li.

MINHA OPINIÃO

Sou suspeita para escrever resenhas de livros com investigação policial, pois amo essa área! Ganhei este livro no sorteio de um Instagram, e comecei a ler super curiosa.

Já gostei do livro logo no começo, pois gosto de livros em que a linha temporal é meio bagunçada, e faz o leitor tentar entender as coisas aos poucos, investigando, desconfiando de tudo e todos.

O autor soube dosar perfeitamente cada pedacinho, cada trecho narrado, para suspeitarmos um pouquinho de cada pessoa e tentar entender o motivo do grande crime ter ocorrido.

Existiu momentos em que eu desconfiei até do Lyra! Rsrs o nosso investigador super inteligente do livro.

A obra é bem recente, tanto que existe uma menção de Stranger Things (que eu amo, por sinal) e outras ocorrências com datas de 2017 também!

Parece um livro grande, mas as páginas são bem grossas e existem vários diálogos, o que deixa a leitura bem fluida e rápida...

Eu dou 5 estrelas ao livro, pois a revelação do crime só ocorreu bem no finalzinho, então a vontade de ler e a empolgação para saber quem tinha sido foi seguindo até o fim.

Desconfiei de muitas pessoas durante a leitura, até mesmo do criminoso(a) que foi revelado(a) ao final do livro, mas minha desconfiança com o resultado final não era tão grande, mas deveria ser, pois os personagens tiveram um plano muito incrível.

Algumas vezes, o livro faz referência a uma investigação que Lyra fez e que obteve muito sucesso como investigador motivado por esta causa, e ao pesquisar, descobri que existe um primeiro livro, que não é ligado a este, mas também é sobre investigação, e temos Lyra investigando também!

Para quem gosta de livros sobre investigação policial, este aqui é uma porção perfeita de drama, investigação e assassinato.


DADOS 


  Título: O Casamento
  Autor: Victor Bonini
  Editora: Faro Editorial
  Número de páginas: 368
  Ano de publicação: 2017
  Para Comprar: (R$ 39,90 + Saraiva)
  CLASSIFICAÇÃO:  

SINOPSE: Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. {LEIA + SKOOB}

Comentários

  1. Que dica maravilhosa, fiquei em feliz e animada para conhecer o livro, ainda mais que é cheio de suspenses e mistério, quero saber quem foi o assassino e o motivo de ter feito tal crueldade em pleno dia de casamento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não tinha lido sobre esse livro, mas ele parece mesmo ser bem legal, achei a capa muito bonita e a história parece ser bem desenvolvida, o que aprecio muito, principalmente em romances policiais, nada pior do que já saber de cara o final da trama. Esse livro parece ser uma leitura que vale a pena. Dica anotada!
    Obrigada! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea! É verdade, saber o final estraga toda a leitura... mas pode ter certeza que este livro não é assim 😘

      Excluir
  3. Eu adoro a capa desse livro! Não havia lido muito sobre a história em sim, mas parece ser bem interessante. Também gosto pra caramba do gênero, então acho que seria uma leitura ótima pra esse verão. <3

    Beijão!
    www.controversios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aiii, como quero ler esse livro. Já vi diversas resenhas sobre ele meu amor platônico por ele só aumenta.
    Que sorte a sua ganhar um super livro assim em sorteio, eu raramente ganho, quando ganho a pessoa não envia kkk.
    Adorei conhecer a sua opinião sobre um livro que é meu sonho de consumo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs leia ele sim, vale super a pena!
      Ahh eu ganho porque participo de vááários sorteios... ai pelo menos 1 eu consigo ganhar rsrs mas já aconteceu comigo de ganhar e a pessoa nem mandar também! Fazer o que né, povo doido.

      Excluir
  5. Olá!
    Tenho visto as resenhas desse livro e todo o trabalho de divulgação nas redes e só posso dizer que preciso conhecer a escrita desse autor. A forma como o desenrolar da trama se dá em meio a suspenses e com esse romance policial devem estar demais e já está na minha lista de leituras para 2018.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que sua lista já começou com um livro muito bom!
      Beijos ❤

      Excluir
  6. Oi tudo bem?
    Adorei sua dica, adoro livro sobre mistério e investigação, sua resenha é fabulosa, obrigada. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cris, tudo bem e você? fico super feliz que tenha gostado da resenha 🌸

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Ainda não li um livro deste gênero, porém tenho bastante curiosidade, já que minha mãe ama tramas assim. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa pra realizar a leitura desta obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem e vc?
      Sua mãe é das minhas! rsrs leia sim, é muito bom esse gênero 😘

      Excluir
  8. Eu olhei esse livro pela primeira vez nos stories de alguns igs. Fiquei encantada com a forma da qual eles receberam o livro. Não sabia que a estoria é tão cativante quanto me pareceu pela sua resenha. Já quero muito esse livro para mim. Adorei a resenha. A dica esta mais do que anotada :)

    Beijos,
    Thalita Sousa
    https://capituloquinzee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Que bom que gostou da resenha!
      Eu também tinha visto umas divulgações em uns stories, mas não imaginei que fosse tão bom!
      💝

      Excluir
  9. Olá!
    Nossa, não conhecia esse livro. Li alguns desse gênero e eu gostei bastante, tenho certeza que vou gostar dessa história também. Parece ser super envolvente, ainda mais quando você suspeita de todos hahahaha Enfim! Que sorte ter ganhado o sorteio!
    Amei :)

    Beijos!
    our-constellations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! é muito envolvente mesmo! rsrs tive sorte com ctz! 💝

      Excluir
  10. Louca por este livro, e ele nunca me assustou em relação a seu tamanho. E este mistério que só se resolve no final? Adoro!!!!! Ele tem tudo para me conquistar, espero ler logo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Já vi muitas fotos desse livro por aí, mas a sua é a primeira resenha. Gostei, viu? Também sou fã de um bom suspense policial. Então você ganhou esse livro num sorteio, sua danadinha? Participo tanto, mas tanto no Instagram que uma hora minha vez há de chegar. Rs. Um beijo, sucesso aqui e até minha próxima visita!

    ResponderExcluir
  12. Caramba, adorei! 😱 Amo esse gênero, e assim como você, adoro esses livros com várias linhas de tempo, que nos deixa malucas e desconfiando de várias pessoas. Com certeza vou anotar aqui na lista pra ler no próximo ano!

    Um beijo, Pri 😘

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  13. Conheci esse livro recentemente através de uma conversa em um grupo e me interessei bastante por ele. Eu adorei a tura resenha e se eu já estava curiosa eu fiquei ainda mais.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não leio muitos livros de suspense, mas confesso que estou cada dia mais curiosa para ler este. Além de ter uma premissa muito original, pelo que percebi o autor soube construir o mistério com maestria.
    Adoro quando o autor vai soltando novas pistas ao longo do livro, aumentando a curiosidade do leitor, mas só revela o mistério mais no final.
    Adorei sua resenha e quero muito ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu tenho esse livro autografado e pretendo ler em breve, li o anterior e me apaixonei pela escrita do Bonini, simplesmente estou na expectativa!!

    ResponderExcluir
  16. A capa do livro é provocativa. Gostei mesmo. Já tinha visto no Instagram, mas ainda não havia lido nenhuma resenha. Também gosto de livro com linha do tempo bagunçado. Acho que faz o leitor se esforçar mais para compreender a história. Um ótimo exercício para o cérebro.
    Vou anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia o livro, e gostei da premissa, adoro romances investigativos, me deixam louca pra saber o que realmente aconteceu, e com isso passo a noite inteira acordada. Adorei essa capa, bem chamativa, já compraria só pela capa rs' adorei conhecer e já está na lista de desejados!

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Heeey!


    Gostei da capa, já compraria só por ela rs!
    Gosto de livros deste gênero e espero me envolver nesta leitura.
    Dica anotada.


    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Que legal! Parece ser uma história bem envolvente, só lendo a sua resenha, fiquei curiosa para descobrir quem é o assassino haha. Os personagens parecem ser bem construídos e a mudança na linha temporal ficou bem interessante. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  20. a premissa me remeteu as obras de Agatha Christie heheeh <3
    adorei a capa, o enredo parece promissor, e faz tempo que nao leio um bom livro do gênero... vou anotar a dica e quando tiver chance, lerei...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Adoro suspense, sou uma ávida leitora desse gênero. Já ouvi bastante sobre esse livro e estou mega curiosa com essa premissa, mal posso esperar para conhecer essa história. Gosto muito quando um livro brinca com o leitor, acho fascinante. Dica anotada!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Jessica, eu estou de olho nesse livro desde o lançamento, só leio criticas bem positivas deles e agora minha curiosidade só aumenta! Espero gostar tb da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Também gosto desses livros que a linha temporal é meio bagunçada apesar de às vezes ficar confusa, e estou louca para ler este livro!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oii. Eu também gostos de livros que a linha temporal fica intervindo em diferentes momentos, parece que dá um gostinho melhor para o livro, ainda mais quando é suspense. Ainda não tinha lido sobre esse livro, mas, depois da resenha, eu leria com certeza. <3

    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito fã de livros de investigação, mas me vi interessada por esse, logo pela capa rs Depois da sua resenha fiquei curiosa pra saber mais, por isso darei uma chance. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top